O interior da solidão

Ora, a solidão, ainda vai ter de aprender muito para saber o que isso é, Sempre vivi só, Também eu, mas a solidão não é viver só, a solidão é não sermos capazes de fazer companhia a alguém ou a alguma coisa que está dentro de nós, a solidão não é uma árvore no meio duma planície onde só ela esteja, é a distância entre a seiva profunda e a casca, entre a folha e a raiz, Você está a tresvariar, tudo quanto menciona está ligado entre si, aí não há nenhuma solidão, Deixemos a árvore, olhe para dentro de si e veja a solidão, Como disse o outro, solitário andar por entre a gente, Pior do que isso, solitário estar onde nem nós próprios estamos.

José Saramago, O Ano da Morte de Ricardo Reis

 

Mourilhe é uma aldeia pequena. Não é freguesia, nem sequer é paróquia. Fica na encosta do planalto de Mangualde, em frente da Serra da Estrela, donde vem o frio da neve e se vê o pôr do sol mudar a cor dos montes. Como muitas aldeias do interior da Beira Alta, Mourilhe tem perdido população.

A primeira ideia para este trabalho foi desenvolver o problema da desertificação e do envelhecimento das populações do interior. Mas deixou de o ser em algum momento desta história porque as vivências das personagens apontaram outro caminho. Passou a ser a história de quatro pessoas que vivem sozinhas, com idades diferentes, dois homens e duas mulheres. Como não podia deixar de ser, as razões do viver sozinho não são iguais, nem têm os mesmos efeitos nas quatro situações, nem o facto de viverem numa aldeia na Beira Alta implica o viverem sozinhos. Com efeito, “viver sozinho” não é sinónimo de um sentimento triste de solidão, mas consequência do percurso natural da vida e de opções tomadas.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s