Bluebird

There’s a bluebird in my heart that wants to get out…

Charles Bukowski, Bluebird.

Fotografar numa Unidade de Cuidados Continuados, tendo em conta as circunstâncias em que os doentes se encontram, não é fácil. Foi um trabalho demorado e sentido, onde se foram desenhando duas possibilidades de organização das fotografias.

Assim, uma das partes do trabalho pretendeu captar retratos da fragilidade, da solidão interior, do olhar perdido, do corpo abandonado, de corpos enfraquecidos, cada vez mais pequenos, da impossibilidade de ultrapassarem as contingências do corpo. Mais do que a incapacidade física, com que lutam todos os dias, sobretudo na fisioterapia, dei conta de uma outra incapacidade, talvez mais expressiva: a perda da memória, que provoca uma irremediável perda da identidade. Quem sou? Quem fui? São perguntas sem resposta. Ou então, o espírito refugia-se no passado, em episódios tão recuados no tempo que não permitem um reconhecimento.

Sós e frágeis. O que me levou à segunda parte do trabalho: o facto de a interação com as enfermeiras e as auxiliares, além de médicos e técnicos especializados, ser a única ponte que grande parte destes doentes têm com o nosso mundo. São eles que estabelecem pontes e reconstroem todos os dias uma identidade que volta a perder-se com o anoitecer. Quis mostrar essa relação essencial, feita de rigor e respeito. São profissionais, muitas vezes rápidos e frios, mais do que queriam. Mas há tempo para gestos que marcam a diferença.

O contacto físico é essencial. Mas estes doentes não precisam apenas de receber. A maior parte precisa sobretudo de dar afecto. E não têm como, não têm a quem. A maior parte das vezes continuam sozinhos.

 Nesta altura, meses depois, alguns já não são vivos. Fica em sua memória.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s